« O blog da liberdade | Entrada | Da luz, a aldeia »
abril 27, 2005
Post climatérico

O tempo.
O tema não é nada original.
Tenho de reconhecer que é até completamente corriqueiro. É considerado o «desbloqueador de conversas» universalmente reconhecido como neutro e desenxabido. Onde é facílimo chegar-se a acordo nalguns casos porque, por exemplo, ou chove ou não chove, e não costuma haver duas opiniões uma vez que a chuva até se pode medir. Mas também é sabido que noutras situações até o tempo pode ser muito pessoal e subjectivo:
- Tá um calor do caraças!
- O quê? Não acho nada! Até vou vestir já uma camisola.
Mas como a conversa por aqui, no Ruínas, não anda nada bloqueada, se chamei este assunto foi sob um outro foco. Como é interessante observar a influência da luz do sol, da humidade, da amplitude do dia e da noite, no nosso modo de reagir, de funcionar. Fico muitas vezes a pensar se sei distinguir o que é verdade, facto comprovado, científico, e o que é a ideia-feita.
Porque se encontra um acordo generalizado afirmando que os povos que vivem numa zona do mundo onde recebem mais sol durante todo o ano são mais alegres, efusivos, com intensas emoções enquanto os que habitam em zonas mais frias e escuras, pelo contrário, são mais reservados mais distantes, menos bem dispostos. E é mesmo? Será que o homem é o espelho do clima em que vive?
Por um lado até parece que sim. Na Europa os povos do sul são mais expansivos, calorosos, emotivos, assim como os sul-americanos ou africanos também o são. Como se o factor luz, também se traduzisse por luz interior. Passa-se depressa do pensamento ao acto. Do estar ao ser. É...? Ummmm....
Falando por mim, isso é certo. Uns anos em que vivi num país mais sombrio também me sentia um pouco sombria. Sonhava com sol. E, inversamente, em África as depressões pareciam longe, havia uma calma especial. Mas a verdade é que eu tinha sido «transplantada», não era aquela a minha casa. Não me parece que sirva de exemplo. E recorrendo ao exemplo mais conhecido por todos, vê-se a diferença enorme entre o português e o espanhol que vivem exactamente nas mesmas condições de luz e têm um modo de encarar a vida tão diferente!
Pois é. Palpita-me que estamos a encontrar mais um alibi. Nós “«somos assim», porque a culpa é do clima. Se acordamos para ir trabalhar e o tempo está enovoado, ah, que horror, nem apetece sair da cama! mas acontece que ao abrir a janela se encontra um dia esplendoroso, então oh, que dia, está bom é para ir à praia!
Tal e qual. E a mim deu-me para escrever isto, para adiar um bocadinho o começo de um trabalho que ainda não descobri qual a ponta por onde lhe vou pegar...
Afinal o post devia chamar-se «Alibis».
Publicado por Clara às abril 27, 2005 02:03 AM
Comentários
Elementar. A culpa é do mordomo.
Publicado por: sharkinhoj em abril 27, 2005 09:21 AM
Também já me aconteceu passar por um colega com ar deprimido que atribuíu as culpas à Primavera, já soube de alguém em África que quase morreu de tristeza.Acho que o tempo é um argumento não linear mas é, sem dúvida, um alíbi perfeito.
Publicado por: patrícia em abril 27, 2005 10:03 AM
Todas as generalizações falham na medida em que são generalizações.
Mas a minha experiência diz-me que o tempo tem realmente uma influência enorme no humor e até na personalidade.
Todas as pessoas do Norte da Europa que conheço são, por norma e princípio, mais reservadas, menos efusivas que as do Sul. Às vezes as diferenças são evidentes mesmo dentro do mesmo país (veja-se um francês da Normandia ou da Alsácia e um francês da Provence - nada a ver).
Mas isto, claro, é uma predisposição general do comportamento, o clima não pode, nem deve, explicar todos os traços gerais da personalidade de um povo. Por exemplo, falas na diferença entre nós e os espanhóis. Concordo que somos bastante diferentes. Mas tens de concordar também que qualquer espanhol é, por norma, mais efusivo e aberto que qualquer finlandês...
Eu sinto-me exactamente como descreves no teu post. Desde que saí de Portugal vivo obcecada com o tempo, e basta um dia de sol para me por mais bem disposta, e vice-versa. E não sou só eu que sinto isso, mesmo os "nativos" têm os mesmos sintomas.
Por isso, cada vez estou mais convencida que o clima tem imensa influência na personalidade. Além de que existem estudos científicos que o provam, independentemente da minha convicção...
Mas gostei do teu post. É um tema que me interessa cada vez mais.
E a parte dos alibis... 100% verdade!!! ; )
Publicado por: M. em abril 27, 2005 10:33 AM
Eu também acho que o clima tem uma certa influência sobre a nossa personalidade. É óbvio que tudo isso é relativo e que não acredito em determinismos à la Taine. Mas basta pensar na pessoa que sou no Inverno e a que sou no Verão - duas pessoas totalmente diferentes.
(Então Patrícia? O Sharkinho passou-te a perna...)
Publicado por: João Pedro da Costa em abril 27, 2005 11:07 AM
Comigo, esta relação é de fácil observação: a cara em tempo de calor e sol pouco tem de comum com a "carantonha" de tempo de chuva! :)
Não queria deixar de fazer uma chamada de atenção à leitora M., quando afirma:"Todas as generalizações falham na medida em que são generalizações."
Ora, sendo isso por si só uma generalização... podemos partir do príncipio de que também pode falhar?!
;)
(brincadeira)
Saudações
Publicado por: Carriço em abril 27, 2005 11:33 AM
Não é brincadeira nenhuma Carriço: é muito bem visto. Reductio ab absurdum.
Publicado por: João Pedro da Costa em abril 27, 2005 11:41 AM
Gostei muito deste post. E mostra-nos que a Clara tem várias facetas o que só é bom.
E então cá vai a minha opinião:
Acredito mesmo na influência do clima no nosso humor. Visto por mim e por quem me rodeia, mas concordo com a Clara em que não pode haver determinismos. Por afinal, então o remédio era fácil, traziam-se todos os deprimidos das terras escuras para se curaram no sul.
:)
Publicado por: Gui em abril 27, 2005 12:07 PM
Essa dos alibis para não se fazer nada, é mesmo tal e qual:
Se chove, que chatisse nem apetece sair de casa...! Se faz bom tempo, está bom é para passear...!
:)
Como tu conheces o ser humano, ó Clara.
( e já arrancaste com o tal trabalho?)
Publicado por: Zé em abril 27, 2005 12:34 PM
Carriço, é exactamento isso! É como aquela regra que diz "todas as regras têm uma excepção".
A questão é que é difícil falar de um tema sem recorrer a generalizações. Se só se pudesse falar de casos particulares, não se tinha muito sobre que falar. Mas convém sempre lembrar que uma generalização tem sempre o valor que tem.
Um bocado como as regras e as excepções.
Publicado por: M. em abril 27, 2005 01:29 PM
Afinal sempre consegui abrir um pouco o debate...
:) Era a minha primeira ideia, além do tal alibi para não trabalhar.
Não, Zé, ainda ando para aqui a encanar a perna à rã, e imaginar qual o fio da meada por onde posso começar.
Publicado por: Clara em abril 27, 2005 02:05 PM
Desculpem, mas eu nem sei que tempo está lá fora. Nunca saio da toca.
Publicado por: Rata Zinger em abril 27, 2005 02:59 PM
Fazes mal, Ratinha. Está um dia windo.
Publicado por: João Pedro da Costa em abril 27, 2005 03:06 PM
Só para acrescentar um dado engraçado, o nosso corpo produz mescalina em quantidades ínfimas, essa produção depende directamente da quantidade/intensidade de luz absorvida através dos nosso olhos e também do ângulo da terra em relação ao sol, naturalmente.
Se não estou em erro, os níveis mais elevados alguma vez encontrados situam-se entre a faixa do sul do méxico e do norte do brasil durante o verão.
Uma coisa que sempre tive curiosidade em saber, é se a cor dos olhos também é uma variável a ter em conta nos níveis de absorção de luz neste caso.
E claro que, para mim, tanto o clima como os fenótipos, são sempre mais uma predisposição do que uma determinação em si.
Publicado por: vanus em abril 27, 2005 03:23 PM
Eu estou predisposto a determinar-me. Mas não consigo.
Publicado por: João Pedro da Costa em abril 27, 2005 03:56 PM
Esta nota do (da?) Vanus pode responder a uma pergunta que eu não tinha feito, mas tinha pensado vir a fazer. Porque é que falamos de brasileiros, como gente bem disposta, mas não se fala de indianos por exemplo que também vivem nos trópicos? Porque o sermos apanhados pela luz é em redor de todo o mundo, mas se os sul-americanos são extrovertidos e conversadores, já isso não acontece na Ásia, por exemplo... Deve ser a mescalina.
A sério, é um factor importante a conhecer-se.
Publicado por: Emiéle em abril 27, 2005 04:57 PM
As condições climatéricas não me influenciam em nada porque sou dotada de uma panca que se chama teimosia.
Publicado por: Rata Zinger em abril 27, 2005 06:24 PM
Só vou comentar o teu post, agora, depois de (re)fazer a experiência...tens razão, Clara. Eu hoje tenho andado com a tensão um bocado alta e com uma tensão do caraças...não sei se a tensão baixou, mas a tensão baixou. Tá uma tarde linda e resulta sempre. Vinte minutos a andar a pé. Mais 15 minutos na esplanada, et voilá.
Com a chuva é mais complicado é. Precisa-se sempre de recorrer a meios complementares, para ajudar. Uma cama e, assim, outras coisas. Chuva sem cama e sem, assim, outras coisas ter-me-ia aumentado a tensão, de certeza. E não sei o que teria feito à tensão.
Publicado por: isabel em abril 27, 2005 07:22 PM
Não tenho problemas desses, isabel. Sou dotada de indiferença. Mais um atributo.
Publicado por: Rata Zinger em abril 27, 2005 08:02 PM
O tempo não me aquece, nem me arrefece. Talvez tenha fleuma a correr nas veias.
Publicado por: Rata Zinger em abril 27, 2005 08:03 PM
Sinto exactamente o mesmo em relação ao acordar com a chuva. Apetece é ficar na cama! É o tal "alibi" para não ir trabalhar!!!
Publicado por: Paulo em abril 27, 2005 08:07 PM
É engraçado que tal como a Clara e a M. também vivi numa terra permanentemente enublada. E um amigo meu, escreveu para Portugal ao fim de 7 meses a perguntar "por favor, por favor, mandem-me dizer que ainda há um sol no céu".
Eu por mim, garantia-lhe que sim, mas a verdade é que não havia provas. Podia mesmo ter desaparecido.
Olhem que para muita gente é terrivelmente deprimente.
Publicado por: Emiéle em abril 27, 2005 09:46 PM
Sobre a diferença temperamental entre sul-americanos e asiáticos gostaria apenas de referir um pequeno factor:
- Os sul-americanos têm maconha.
Publicado por: João Pedro da Costa em abril 27, 2005 10:03 PM
JPC: tu ainda és mais diferente no Verão do que no Inverno?!
Publicado por: derFred em abril 27, 2005 10:49 PM
Incomparavelmente diferente. Até costumo cobrar bilhete. LOL.
Publicado por: João Pedro da Costa em abril 27, 2005 11:59 PM
Várias conclusões até ao momento:
*Podemos falar do tempo, sim senhor!
*Afinal, mesmo o clima não é consensual. Há quem pense que tem mesmo influência no humor e quem ache que nem por isso...
*A maioria concorda que é bem mais agradável viver-se com sol do que na penumbra.
*Há diversos factores para além desses óbvios que podem condicionar o estado de espírito de cada um ( algumas plantações sul americanas p. e.)
* As generalizações costumam ser perigosas.
( bom, vamos ver se amanhã há mais...)
Publicado por: Clara em abril 28, 2005 12:00 AM
também vivi num país onde durante o Inverno parecia quase sempre de noite, sobretudo dentro de casa. É deprimente, mas também nos puxa para fora, para sair e andar a pé, para procurar, onde a possamos encontrar, a luz que nos falta.
Publicado por: susana em abril 28, 2005 12:27 AM
A escuridão aguça a nossa fototropia, Susana.
(Escrevi isto charrado, aviso já.)
Publicado por: João Pedro da Costa em abril 28, 2005 02:13 AM
A escuridão aguça o espírito.
Publicado por: Rata Zinger em abril 28, 2005 08:39 AM
Clara:
Os factores que condicionam o estado de espírito serão infinitos mas um (por ignorância minha) despertou-me a curiosidade: as plantações sul americanas....criam micro-climas? Modificam espíritos consoante o que nelas é plantado? provocam o quê? Se lhe fôr possível e não lhe provocar grande desvio, gostava que me explicasse um bocadinho mais sobre isso. Quem sabe não (?me?)surge uma ideia para um post.Se era apenas uma piada sobre, p.e., plantações de cocaína na Colômbia, OK...acho que só percebi agora. Sendo assim, acho que respondi a mim própria. Juro que não percebi à primeira.
Publicado por: patrícia em abril 28, 2005 10:28 AM
Patrícia: tu és a comentadora que qualquer blogger sonha ter. LOL.
(I wanna smoke whatever she's smoking, please!)
Publicado por: João Pedro da Costa em abril 28, 2005 11:53 AM
J:
epá juro-te, se tivesse fumado acho que tinha percebido aquilo à primeira.O giro é que só me fui apercebendo à medida que ía comentando.Primeiro fiquei envergonhada de mim própria depois achei útil expor o processo de reflexão até à Eureka.Por momentos achei que um estado de espírito numa plantação sul americana dava um post do outro mundo.Compliquei-me toda ao comprido.Ainda assim, decidi publicar o comment para me simplificar, do tipo assumir um disparate.
Publicado por: patrícia em abril 28, 2005 01:11 PM
LOLOL
Tu não só escreves um comentário a descrever o raciocínio em real-time, como de seguida escreves outro a descrever o próprio processo. Fico agora à espera de comentário a descrever a descrição do processo do raciocínio em real-time.
Publicado por: João Pedro da Costa em abril 28, 2005 02:05 PM
J:
epá desta vez diz-me só o que é que quer dizer LOLOL.Atenção:não estou a ser irónica.Até agora só domino o :) e o :(
Olha por exemplo, hoje o calor e o sol(post climático) tornaram-me mais descontraída e numa gaja dos chats.De que maneira é que o clima influencia os nossos comments ou a nossa postura perante a caixa de comentários.(ponto final)
Publicado por: patrícia em abril 28, 2005 02:21 PM
Patrícia, o LOL usa-se por influência anglo-saxónica quando se quer mostrar que estamos a brincar e achamos graça a uma coisa. É a abreviatura de lots of laugt. Será uma risada, simplesmente.
E tinhas razão. Estava-se a brincar com esse tipo de plantações. Mas se pensarmos que no Oriente há outros produtos ( não vale a pena lembrar a Guerra do Ópio entre a China e Inglaterra) e nem por isso são tão bem dispostos como os sul americanos, temos de pensar noutros factores.
Publicado por: Clara em abril 28, 2005 03:11 PM
A questão é que por momentos pensei que houvesse outra particularidade, mais curiosa, nas plantações sul americanas que me estivesse a escapar.Quanto à Guerra do Ópio, gostava de perceber se os chineses perderam Hong Kong porque fumavam bué ou se foi o clima inglês que tornou os britânicos obcecados com a droga chinesa.Mais:o que é que é que deu origem à Guerra:o ópio chinês ou a chuva e o nevoeiro inglês? Ou será que este tipo de conversa tem a mesma utilidade da conversa sobre o tempo?
Publicado por: patrícia em abril 28, 2005 03:59 PM
«lots of laugt»??? Laughing Out Loud. LOL
Publicado por: João Pedro da Costa em abril 28, 2005 09:17 PM
pelos vistos o lol tem diversas conotações: já ouvi - lots of love; lots of laughter; agora laughing out loud. Vou pensar em mais alguns.
Publicado por: susana em abril 28, 2005 10:15 PM
Lol = Lieptien oner Lineloniumnya.
Que quer dizer "pústula fétida no escroto", em Búlgaro.
Publicado por: Descompensado em abril 29, 2005 12:39 AM
(João, desculpa aí, nós estamos charrados)
Publicado por: Mi em abril 29, 2005 12:47 AM
A Clara ganha sempre.É a mais teimosa.Recusa-se a fechar a caixa de comentários.O silêncio dela, "para mim",é um grito ruidoso que realça o ridículo de alguns dos comentários(só posso falar dos meus), que realça a extrema educação...ou arrogância do "deixa-os falar"(só posso falar em relação a mim), que realça uma pessoa(eu) que dá voltas à cabeça para perceber porque razão não dá ela um murro na "mesa" dos comments para que eles não apodreçam. Mas agora, com o fresco da noite, vou sossegar pensando que a Clara não fechou a caixa de comentários...por acaso, porque não é obrigatório ou porque finalmente o sol, o calor ou a brisa da noite a fez descobrir a "ponta por onde começar" o tal trabalho e isso é um bom alíbi para não comentar.Bom post climático(ou climatérico)!Bom trabalho.
Publicado por: patrícia em abril 29, 2005 02:18 AM
(Clara, por favor perdoa o meu comentário na tua caixa. Como viste, era dirigido ao João Pedro. Que o dia te corra de feição :)
Publicado por: Mi em abril 29, 2005 10:09 AM
Oh Patrícia, isso é que é uma fixação pela Clara, bolas!!! E isto digo eu que tenho gostado muitíssimo do que ela escreve e acho que foi excelente para o Ruínas a sua participação ( sem ofensa, que também acho o dono do blog sensacional!)
POr acaso, quanto ao LOL, deve haver mesmo várias formas. Essa do lots of love, é a gozar com certeza, mas o lots of laughter tinha sido a primeira explicação que me deram e também faz sentido.
Publicado por: Zé em abril 29, 2005 10:10 AM
Cristo! Ainda estou para saber o que tanto incomóda o que todos chamam de "fixação" pela Clara.Se fosse fixação seria virtual e pelos seus textos.Faço apenas questão de os ler, não de a conhecer.Vou tentar ser mais clara:
No post de apresentação, a Clara disse que não se mostrava de uma vez, que seria mais engraçado que os leitores a fossem descobrindo devagar.No meio das minhas inúmeras viagens pela blogosfera, elegi este como um dos desafios mais interessantes:tentar imaginar que tipo de pessoa poderá estar por trás de textos que me agradam e que me amaciam o dia pela sua(a dos textos) doçura e simplicidade."Para mim" (a expressão é dela)tentar perceber se a pessoa que se esconde por trás dos seus textos é simples e serena como eles ou se, pelo contrário,é complicada e irascível e consegue, através da escrita provocar nos outros o que se calhar nem ela tem(não sei)é um bom exercício humano e que até me pode ajudar nas minhas relações reais, as que verdadeiramente me interessam.
Neste momento, o que a Clara desperta em mim é a admiração e o respeito que se sente por uma sábia senhora de 70 anos que me consegue sossegar os ânimos com os seus textos e que é certeira nos seus silêncios. "Para mim", até agora, a Clara é a dona do tal caderno castanho com as memórias do seu primeiro ano de vida e que nos pode contar o que teriam sido os tempos do pós-guerra.Se é ou não é, se acertei ou não...logo se vê à medida que ela, paulatinamente, se fôr revelando...da maneira que se quiser revelar porque isto ó pessoas tão incomodadas, é apenas a internet...é apenas um ginásio virtual para que possamos estar lá fora com as pessoas por quem até podemos ter fixações.Para vós a explicação pode não ser esta mas para mim esta sou eu.E é precisamente na agressividade destes meus comentários que os textos da Clara funcionam como a voz da Ana no gravador de chamadas. Este comentário está, obviamente, confuso e é agressivo o que "para mim" se resolve se lermos com mais atenção os textos da Clara.
Publicado por: patrícia em abril 29, 2005 01:19 PM
-ó patrícia, tens mesmo a sensação que ela tem 70 anos? É senhora, sábia etc?
-Não patrícia, não tenho a certeza, depende dos dias.
-E ó patrícia achas que ela te dá mesmo assim tanta serenidade?
-Não faço a mais pequena ideia, às vezes parece que sim.
-E ó patrícia, será que isso não é uma fixação?
-É capaz de ser uma fixação sim senhor...em mim.
Publicado por: patrícia em abril 29, 2005 07:42 PM
Patrícia: vamo lá abrir o coração e ser claros: tu queres comer a «minha» Clarinha, não queres? (LOL)
Publicado por: João Pedro da Costa em abril 30, 2005 01:43 AM
Se quisesse, com os meus comentários, já tinha lixado essa hipótese.Não sei se já reparaste que a imagem que aqui deixo nem sempre é muito agradável.Quando quero seduzir alguém, te garanto, que não vou por este caminho. Tens-me em muito má conta como sedutora.Se quisesse comer a tua clarinha ainda estava a pensar qual seria o momento ideal para comentar, não andava aqui a espalhar-me ao comprido.Mais a mais, vamos ser claros, não me está a apetecer comer uma senhora de 70 anos e ,te garanto, ainda não me consegui libertar da sensação de ser ela a dona do caderno castanho.Aceito a tua proposta, vamos ser claros, epá mas vê se estás mais atento.
Publicado por: patrícia em abril 30, 2005 02:12 AM
João Pedro da Costa:
Epá para ser ainda mais clara e justa contigo.
Eu, quando venho a este blog, faço uma triste figura de irritante convencida.Infelizmente, os comentários que me fazem convencem-me de mim própria, deixam-me entediada e isso é infeliz porque quando me acho o máximo é também quando me sinto mais sozinha...aqui na blogosfera...no teu blog.Tu perguntas se eu quero comer a tua clara.Bolas, pensei que me ias perguntar se eu me tinha tornado numa okupa do teu blog, se me estava a fazer ao piso para aqui escrever.Passou-me pela cabeça que fosses ainda mais original e perguntasses se não te queria comer a ti.Se eu quisesse uma mulher acreditas que a ía bombardear com comentários? Se eu te quisesse comer a ti...o melhor seria que não falhasse um dos teus textos ainda que com subtileza...na verdade tenho falhado quase todos porque os teus textos,"para mim" não fazem o meu tipo de homem o que não quer dizer que não sejam bons.
Devo adiantar que os textos do meu tipo já os encontrei...tanto de homem como de mulher, estão ambos no meu blog- Não Sei Brincar-.
Perguntas tu:mas então porque é que insites em vir aqui?
Porque, na verdade,gosto muito de comentar textos, gosto quando os textos suscitam reflexão, nos obrigam a pensar e a escrever.Quando comentamos também vamos melhorando a nossa escrita ou o nosso raciocínio.Fazemos ginástica e fazemos uma pausa entre "refeições".
Se eu venho aqui para comer alguém?Se leres os meus textos perceberás que já ando bem "servida", que não tenho tempo e que sobretudo não quero comer mais....gosto demasiado daqueles que "como".
Adorava não voltar a escrever um comentário com a palavra "comer" ou a expressão "bem servida" mas se isso servir para simplificar e clarificar a mensagem, tudo bem.Não me estou a rir por isso não posso pôr aquelas iniciais.Estou apenas cansada porque cada vez que me interpretam mal significa que escrevi mal e não me fiz entender....isso cansa-me e deixa-me triste...aqui na blogosfera.
PS-quando faço elogios aos textos da clara, são sentidos mas não passam de elogios aos textos.Por amor de Deus JPC, faz-nos avançar porque detesto ter de gostar só do meu blog.Estou a falar de BLOG apenas, esquece a comida.
Publicado por: patrícia em abril 30, 2005 03:08 AM
Ponto de ordem:
Patrícia – Tens lido tudo o que eu escrevo com uma atenção lisonjeira. Nota-se pelas referências que fazes que estiveste muito atenta ( se calhar até mais do que eu…) e tens toda a razão em dizer que eu me apresentei dizendo que ia entrando devagarinho e convidando a conhecerem-me. Certo. Mas como um blog é coisa passageira não estamos habituados a que nos prestem tanta atenção. Tiveste graça, quando baseada no post “Um Caderno de Capa Castanha” levantas a hipótese de eu andar pelos 70 anos. [Contudo se fosse mesmo autobiográfico eu teria 65, faz alguma diferença, é imaginar uma criança de 5 anos e outra de 10…] Quando escrevi aquilo, calculei primeiro que imaginassem uma ficção, ou uma conversa com mãe, madrinha, tia, apesar de obviamente poder ser entendido de outro modo.
De qualquer forma, tendo comentado como o tens feito, arriscaste-te a ouvir aquilo que disseram. Acredito, sinceramente, que estivesses bem intencionada mas como vês nem toda a gente o pensou. E, sim, tens razão sou mais ou menos calma e pouco agressiva mas consigo ser muito dura sobretudo com injustiças sociais.
Quanto aos “outros” – Compreendo o que dizem, mas oiçam a explicação da Patrícia. Faz sentido. E não é nada simpático conflitos entre comentadores, sinto-me bola de ping-pong…
Publicado por: Clara em abril 30, 2005 12:44 PM
:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
Agora sim, fizeste-me feliz!
Só se sente uma bola de ping pong quem deixa.
Eu sabia que a cena da idade(70 anos e com um erro de cálculo)faz qualquer mulher vir a terreno para se defender mesmo que continue a não revelar a idade que tem.
O conflito entre os comentadores? E há alguma coisa mais estimulante do que isso na blogosfera desde que o conflito sirva para alguma coisa?(o que não é o caso em muitos dos que aqui querem entrar em conflito comigo)O prazer da discussão corresponde ao que estou neste momento a fazer:sozinha na minha sala com a música no volume máximo a dançar como nunca o fiz na minha vida... e de repente chego aqui e eis-te!isto é que eu chamo de grande manhã de sábado.Perfeita Clara, foste perfeita.E era como te dizia, até que enfim que deste um murro na mesa de comentários que estavam a apodrecer sobretudo os meus.
Publicado por: patrícia em abril 30, 2005 01:53 PM
(LOL)
Publicado por: João Pedro da Costa em maio 1, 2005 12:18 AM
Adoro fotos de nuvens...
Publicado por: Ana [Lua] em maio 4, 2005 02:58 AM